AS APÓLICES DE FÁBRICA
Antes de cotar o seguro com seu corretor, cheque na revenda. Você pode se surpreender com as apólices com aval da montadora
POR TATIANY CAVALCANTE | FOTO FRANÇOIS CALIL
João Vilmar Batista: seguro do Pajero pela metade
Sabendo que quem compra um carro zero quer sair da loja já de seguro feito, muitas concessionárias estão abrigando corretores para conquistar esses motoristas. Mais recentemente, o seguro passou a ser quase um opcional de fábrica. As próprias montadoras oferecem produtos específicos para os veículos de sua marca. Mas assinar a apólice oferecida dentro da concessionária compensa? Na maior parte dos casos, sim. “O cliente pode obter descontos de 15% a 20%”, diz José Roberto Fernandes, gerente de seguros da concessionária Brasilwagen. A Volkswagen não tem seguradora própria, mas fecha acordos com companhias de seguros e repassa parte dos ganhos para os clientes. Em outros casos, o segurado pode diluir o valor do seguro no financiamento ou garantir que os reparos sejam feitos pela autorizada e apenas com peças originais.
Foi o que ocorreu com o professor de geografia João Vilmar Batista, de Brasília. Dono de um Pajero TR4 2008, ele preferiu o seguro oferecido pela montadora na hora de garantir seu carro zero. “O Mitseguro, da Mitsubishi, custou 2 800 reais”, diz Batista.
“Outras seguradoras chegaram a cobrar o dobro.”
As apólices oferecidas por montadoras como Toyota, Nissan, Honda e Mitsubishi também ajudam a fidelizar o cliente. Afinal, ele volta várias vezes à concessionária para fazer as revisões periódicas.
Os benefícios dessas apólices incluem reparos diretos pela fábrica em caso de colisão e o sossego de que o conserto não será com peças recondicionadas ou reaproveitadas, como pode ocorrer em oficinas que procuram baixar o preço. “Garantimos o uso de peças originais, serviços específicos e o parcelamento da franquia”, diz Robert Rittscher, diretor comercial da concessionária MMC Automotores, da Mitsubishi.
Outras montadoras permitem que o valor do seguro seja diluído no financiamento, o que reduz o prêmio a pagar, diz Bolivar Alves Júnior, gerente regional de vendas da Financeira Renault, RCI Banque, que atende às concessionárias Nissan e Renault. Também há pacotes de serviços, como um plano de três anos de seguro, em que o cliente pode ter descontos.
As montadoras oferecem seguros também como um argumento adicional de vendas para os modelos recém-lançados, carros para os quais as seguradoras tradicionalmente têm dificuldade de estipular o valor do prêmio, já que ainda não há estatísticas de roubo nem um perfil típico de uso desse comprador. “Nesses casos em que ainda não existem experiências de sinistro, o seguro pode sair mais barato porque o produto foi criado para determinado veículo, um caso mais específico”, diz Fernandes, da Brasilwagen.
FONTE SITE : http://quatrorodas.abril.com.br/QR2/autoservico/seguros/original-de-fabrica.shtml